19 de Agosto de 1946: Morreu Albert De Dion

O conde Jules Félix Philippe Albert de Dion (1856) é um nome que caiu no esquecimento apesar de ter sido uma das personalidades mais marcantes da história do automóvel. Apaixonado pelas novas propostas de mobilidade abertas pelos motores a vapor no final do séc. XIX, interessou-se pelos automóveis.

Formou uma parceria com o engenheiro Georges Bouton e começou a produzir veículos com motores a vapor até passar para motores de combustão interna. Em 1900 a De Dion-Bouton era o maior construtor de automóveis do mundo. Produzia automóveis, motores e vendia licenças de produção noutros países.

Paralelamente, o conde De Dion afirmou-se como promotor das primeiras corridas de automóveis, esteve associado à fundação do Automobile Club de France em 1895, à realização do Salão Automóvel de Paris de 1898 e à co-fundação do jornal especializado "Auto-Velo" em 1900. Nasceu a 9 de Março de 1856 em Carquefou, Loire Atlantique, sobreviveu à indústria que criou. Os De Dion-Bouton deixaram de ser produzidos em 1932, mas o conde viveu até aos 90 anos. Morreu a 19 de Agosto de 1946 em Paris, numa cidade mais agitada do que aquela que conhecera na infância.

Em destaque